segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dieta Coletiva - Registro #2


Cardapio

Tai uma coisa que eu aprendi na raca: fazer um cardapio/ menu semanal.

Pode parecer a principio, bobeira, mas depois que voce tem filho, facilita e muito a vida. Ainda mais para nos, que nao temos carro, entao precisamos organizar nossas idas ao supermercado, para nao nos sobrecarregarmos.

No domingo a noite, sento por 20 minutos, meia hora e penso no cardapio da semana. Em geral tento incluir carne e peixe, pelo menos uma vez na semana e frango nos outros dias (nao so por ser mais barato, mas pelas inumeras possibilidades); tento sempre deixar um dia como vegetariano, ou seja, sem carne (nem branca).

Meu marido no comeco achava estranho, agora nem liga mais. Tudo bem que na maioria das vezes, acabo fazendo um omelete/ tortilla/ fritata, entao vai ovo (proteina), mas pelo poupamos um dia a carne.

Digo por experiencia que e' facil fazer um menu balanceado, principalmente porque voce vai faze-lo conforme o gosto da sua familia, as receitas que voce sabe fazer/ ou tem mais facilidade, sem dizer a praticidade:

* quando voce faz o menu, voce ja sabe quais ingredientes vai precisar (poupando sua ida ao supermercado para buscar apenas um ingrediente, que voce tinha certeza que tinha em casa);

* economia: depois que passei a fazer o menu, temos desperdicado cada vez menos comida, tem semana que nada vai para o lixo, tudo e' reaproveitado...

* saber o que tem na geladeira e reaproveitar o que esta ali escondidinho, e' uma mao na roda;

* aqui em casa, quem normalmente cozinha sou eu, mas meu marido adora ir para o fogao, cozinhar tambem. Por isso dialogo e' fundamental, de repente seu marido quer te ajudar e voce nao sabe, de oportunidade para ele, voces so' tem a ganhar.
Mas conversem, abra espaco e ajude (mesmo que de longe, quando ele estiver procurando aquele ingrediente que so' voce sabe onde esta') ou peca a lista do que ele precisa e compre os ingrediente e deixe ele preparar. Podemos ajuda-los de muitas maneiras, elogiar e nao cobrar, nem comparar ate porque isso nao leva a lugar nenhum... quer dizer, leva sim, intimida os homens e vai leva-los para bem longe da cozinha;

* sempre me organizo para tentar cozinhar algo um pouco mais e congelar. Assim aquele dia que nao estou muito afim de cozinhar ou me falta tempo, vou ate meu congelador e tiro algo para nossa refeicao. Evitando de comprar comida pronta ou congelada do supermercado, que voce nao sabe como foi feita ou de onde veio.


Deixo para voces alguns links para nos inspirarmos na elaboracao do cardapio semanal, e se de repente na sexta ou no domingo a noite, bater aquela vontade de comer uma pizza, qual o problema, voce ja cuidou da alimentacao a semana inteira; so lembre-se: nada de exageros!

Um exemplo de um cardapio semanal nosso: Vida em Londres
A Dadivosa querida fez um post maravilhoso: Um jantar completo para 4 pessoas em meia hora, voce vai perder?
As meninas do Comer para Crescer sempre postam ideias de cardapios, da uma espiada la.

Bom, se voce der uma fucada na internet, ideia de cardapio e' o que nao falta! Se inspire, adapte e faca o que e' o melhor para voce e para sua familia, com uma boa pitada de carinho e amor, tudo fica ainda mais delicioso.


* Este post faz parte do projeto Dieta Coletiva, saude e bem estar em grupo. Juntos podemos nos ajudar e fazer mais.

Um comentário:

  1. Oh! O blog tá de visual novo! Adoro essas mudanças a cada estação que vc faz aqui! :D

    Gra, também adoro fazer cardápio semanal, mas confesso que me empolguei muito durante uma epoca, e agora não faço mais toda semana. Vou tentar seguir sua inspiração pra recomeçar!

    Beijos e obrigada pelas dicas!

    Lu

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails