quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Para alguem especial

Lembro-me bem do dia em que passamos um grande susto e depois de algumas semanas, a mae veio com a noticia de que por causa desse susto a menstruacao dela havia parado e ficou tudo baguncado e ai ela engravidou.


Mais uma vez, um acidente, o inesperado que se tornou tao esperado, quando soubemos o resultado do ultrassom, um menino.


Primeiro neto, na verdade segundo, mas que estaria mais perto e no convivio com todos, era o primeiro. A barriga da mae nao parava de crescer, ele quis nascer no dia do aniversario dela, quase que um presente, mas nao era chegada a hora ainda, esperou mais 11 dias e depois que ela comeu uma bela feijoada, ou algo parecido, so lembro que era algo pesado, ela foi levada para o hospital. Dias depois voltou com a barriga quase igual, mas junto um pacotinho lindo, todo embrulhadinho, buchecudo e lindo.


No comeco estranhei muito tudo aquilo, aquela paparicao, mas ele era bebe, entao tinha todo o direito. Cresceu rapido, tomou meu posto de princesa mas assumiu um melhor de rei. Ele virou o rei da casa, da familia, de todos. Ganhou o nome dos dois avos, uma tradicao espanhola que meu pai quis conservar, com muito orgulho. Ganhou os avos maternos como padrinho, so ele teve esse previlegio, foi o unico a ser batizado la na Basilica de Nossa Senhora Aparecida. Quanta hora.


Demorei muito para ter uma boa convivencia com ele, ja que ele era lindo, maravilhoso, buchechudo e que alegria ver a foto do andador (pena nao te-la aqui) e eu? Bom, eu estava no alto dos meus 7 para 8 anos, na minha primeira (de muitas) crises existenciais, magrela, feia, trocando dentes (oh fase chata!), usava oculos e sofria.


Mas o tempo voa e alguns anos depois ja disfrutavamos juntos as brincadeiras da infancia e aprendi a gostar de animais com ele, pois desde sempre esse menino foi apaixonado por bichos. Entao conviviamos com cachorros (que bebiam tinta e morriam e era um drama danado naquela casa, um chororo!), passarinhos (que foram derrubados de gaiolas, fugiram e deixaram os filhotes orfas de mae), peixes, tartarugas (que foram comidas e ficaram so com a pele e o casco, e mais choros), porquinhos da india (que comiam as capas da maquina de lavar) e um sonho grande de ser veterinario.


Viajamos juntos, acampamos, sorrimos e choramos juntos.


Hoje ele e' um homem formado (ou nao, nao sei!), que se esconde por tras das telas do computador, fucando, descobrindo e explorando a internet. Realizando projetos e sonhos. Aproveita a vida e busca a tal da felicidade, seja la onde e' que ela se esconde.


Queria poder me "teletransportar" (viajei eu sei, mas queria), para poder dar um abraco aperta e um beijo no meu querido irmao, dizer "Feliz Aniversario, seja feliz. Te amo". A saudade e' enorme, mas espero que ainda tenhamos muito tempo para rirmos juntos, baguncarmos juntos e viver muitos momentos felizes.



Agradeco a Deus pela sua vida e pelo presente que ele me deu: ter voce como meu irmao.
Pedro parabens, feliz aniver. Te amo, sua irma Gra

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

4 anos do blog!


E' foi em 2006 que tudo comecou, escrevi a tarde e hoje ja e' tao tarde, que quase nao consigo vir aqui lembrar desse evento (importante para mim).


Os anos se passaram e algumas coisas mudaram:
* escrevi mais e com prazer;
*  passei a divulgar o blog entre amigos e parentes. Hoje sei que meu irmao, minha mae, minha prima e alguns amigos queridas passam por aqui;
* fiz algumas, poucas, mas boas amizades; 
* coloquei ate um contador de visitas, o que nunca foi minha intencao e hoje tenho uma medica de 30 visitas/ dia (so? pode ser ate pouco para muitos, mas para mim que nunca tive a pretensao de ter varios acessos, esta mais do que bom, o blog e' meu diario pessoal, entao acredito que quem passa por aqui se preocupa comigo e com a minha familia e 30 pessoas/ visitas ta de bom tamanho);
* ganhei muito e me decepcionei um tanto tambem; como na vida real, a vida virtual nao seria diferente tem gente de tudo quanto e' tipo, inclusive com 2 caras, que e' o que mais me irrita na vida, me da nos nervos gente interesseira, o coisa feia!
* estou aprendendo a deixar o blog mais a minha cara, um dia chego la.


Com eu disse acima, esse e' um blog pessoal, um registro para meu filho, meus netos e para quem se preocupa conosco, no mais estilo "diario" de antigamente mesmo, porem sem cadeado, aberto para quem se interessar. Assim fica o convite, entre e fique a vontade, comentarios e criticas construtivas sao sempre bem vindas, nao sou dona da verdade, nem do mundo, e nem quero ser. Tenho zilhoes de defeitos, estou tentando melhorar a cada, entao nao pense que aqui encontra a solucao para algo, nao, voce nao encontrara, talvez meus "pensamentos escritos" te ajude a refletir, pensar e so, ja basta o resto e' com voce.


Parabens pro blog, quatro anos de vida e' bastante coisa na era cibernetica/ blogosferica.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Fotos da semana






Tem fotos que fazem bem aos olhos e
ao coracao.


Essas fotos sao de uma das visitas que fizemos ao Horniman Museum em dezembro/2009, la e' um lugar que vale muito a pena ir com criancas pequenas.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Promocao de Ano Novo

Sei que ninguem nem lembra mais que ainda estamos no Ano Novo ou o comeco dele, ate porque ainda nem terminou o primeiro mes, entao acho que ainda da para participar da promocao ne?

A Elaine esta com uma promocao de Ano Novo que e' assim: ela dispoe de uma lista com alguns titulos de livros que ela ira sortear entre quem esta participando da promocao. Ai voce tem que colocar o selo no seu blog, dizer o que voce quer para 2010, ir la na pagina dela se inscrever e indicar mais 3 blogueiras.

Quem me indicou foi a Pri, obrigada mais uma vez e eu indico mais 3 blogueiras para participar, espero que elas gostem, pois sei que sao maes que gostam de ler e se forem as contempladas irao aproveitar muito.




A promocao vai ate fim de janeiro, entao ainda da tempo de participar, lembre-se de passar no blog da Elaine e se inscrever por la.




E o que eu quero para 2010: saude, muita saude para todos nos. Saude fisica, saude psicologica e saude espiritual. Pois assim sei que conseguiremos alcancar todos os nossos objetivos.



quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Nos

O frio aqui ta "o frio", a neve a semana passada ainda deu o ar da graca e o frio continua, firmao e forte.

E para ajudar o Nicolas esta com uma tosse daquelas, sabe. Primeiro era seca, achamos que era do aquecedor, desligamos o aquecedor do quarto dele, colocamos um umidificador (sera que e' com h?) e ai com os dias mais frios, a tosse foi engrossando. No domingo almocamos em um restaurante, que nao sei porque carga d'aguas estava com o ar condicionado ligado e ai pronto a tosse dele piorou muito.

Eu nao sei o que e' uma noite de sono ja faz uns 5 dias, alias era para eu estar deitada, ja que ele esta dormindo, porem como o blog esta abandonado aqui estou eu, tentando fazer algo, mas bem rapido.

Como a tosse dele nao melhorava, hoje fomos ao medico e ele esta com infeccao na garganta e o peito cheio, o medico receitou antibiotico e remedio para a febre. Confesso que nao queria dar de jeito nenhum, mas ele nao pode ficar como esta, e hoje quase nao comeu, entao para o bem do meu filho comecamos com o remedio. 

O cansanco esta acabando comigo e hoje levantei fanha, com dor de garganta e a cabeca lateja, nem doi mais. Acho que a proxima na fila da gripe sou eu.

Assim que, vou tentar voltar ao ritmo aos poucos, so espero que o Nicolas melhore e a gente volte a ter dias melhores... mesmo sendo dentro de casa.


Nao tenho fome nenhuma e hoje essa foi minha "janta", 
um bowl com kiwi e melao. 
Ta bom ne? Melhor que nada!

Sobre o brincar

Quando as criancas brincam
E eu as oico brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Comeca a se alegrar


E toda aquela infancia
Que nao tive me vem,
Em uma onda de alegria
Que nao foi de ninguem.


Se quem eu fui e' enigma,
E quem serei, visao,
Quem sou ao menos sinta
Isto no coracao.


Fernando Pessoa
(Poemas completos de Alberto Coeira, 1a. Edicao, Ed. Hebra, 2006).


Esse poema esta no livro "Crianca brincando! Quem a educa" de Luiza Helena Tannuri Leao, Editora Joao de Barro, 2007. 
Um livro delicioso de ler, simples mas com reflexoes profundas. Indicado para todos, mas adoraria que todos que trabalham com a Educacao Infantil lesse, se aprofundasse e tentasse mudar de postura com relacao a essa fase da infancia que e' tao importante e nao precisa de apostilas, apostilas e mais apostilas e sim de brincar, brincar e brincar.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Economico



(foto tirada em 29/12/2009)


*** Esse post esta escrito desde 19/11/2009, mas so consegui terminar agora (sorry). O Nicolas ja nao esta mais tao economico, ao contrario, ele conversa bastante conosco e forma frase completa, acredito que nossa atitude de falar a frase completa ajudou-o a passar essa fase das frases curtas de forma natural.***


Nao sei de onde o Nicolas tirou isso ou ouviu, sei la, so sei que agora ele comecou a conversar com a gente assim, de uma maneira bem economica:


- Mae tem? (sono, fome, cansaco - por exemplo)
- Que a mae tem? (coceira no olho, dor de cabeca, sei la mais o que)
- Mae, Nini pecisa... (fazer xixi ou coco).
- Que mae ta cumendo?
- Que tem na boca?


Dou muita risada, e' engracado o jeitinho dele falar, mas o que temos feito e' repetir a frase de forma correta e inteira, para ver se ele aprende. Essas criancas tem cada uma, que eu vou te contar...

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Frio, frio e muito frio.

Parece que nao faz tanto frio assim ha 30 anos, outros dizem ha 70, nao sei, nao tenho nem ideia so sei que esta fazendo tanto frio, que tenho aquela sensacao horrivel de doer os ossos.


Agora haja imagina para ficar tanto tempo em casa, com crianca com esse frio. Confesso que a unica coisa que eu queria era ficar sentada no sofa, debaixo das cobertas, tomando chocolate quente ou na cama, colocando o sono em dia ou lendo sem parar. Porem, contudo... tudo isso e' o que eu menos tenho feito e sabe por que? Crianca tem muita energia.... ole'!


Alguem tem ideias do que fazer no frio, trancado dentro de um apartamento com um menininho de 2 anos, mas com energia de adolescente de 20??? Alguem? Alguem se habilita?


Ja tentei varias coisas, depois volto para contar, agora as fotos... da neve e de nos tentando ficar alguns minutos na rua.



Cade o parque que estava aqui?



Imagina como estava esse pezinho, quando 
tiramos a bota! Congelado!



Voce ve meu filho? Nao
Que bom, entao ele esta bem agasalhado!!! rsrs


Momento pai com filho:
sabe o que eles estavam fazendo?
Jogando bolas de neve na mamae, 
que estava tirando foto!!!!


Agora foi a minha vez! rsrs








Nos tentando se aquecer: "correndo" e pulando!





Essa arvore e' uma vitoriosa. Ela, simplismente,
nao perde todas as folhas. Essa foto e' de dezembro e 
esse final de semana passamos por ela, e as folhas continuam 
por la: firmes e forte. Natureza linda, como sempre!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Presente de Natal#2

Depois de ter passado uma noite dificil (do dia 23 para o dia 24 de dezembro), eis que abro nossa caixinha do correio e me deparo com esse lindo presente que ganhamos da querida Pri, mae da Bia.




"Pri muitissimo obrigada, voce sabe o quanto ficamos felizes ne?" Estou terminando um livro e logo, logo comeco a ler "Maria".


E nao posso deixar de agradecer minha prima- irma Cris, que nos mandou cartao de Natal e essa botinha linda para o Nicolas. "Cris ele ficou tao, mas tao feliz quando abriu o envelope. Obrigada pelo carinho". A bota ficou pendura na arvore, depois que ele brincou muito e ate conseguiu soltar o sininho que estava nela, mas nada que uma cola nao resolva o problema.


Olha a bota pendurada na arvore!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Retrospectiva [2009]

O ano de 2009 foi um ano bao Sebastiao, entao quero fazer minha "retrospectiva"...


* o blog


Nao sei como, mas escrevi 140 posts, quer dizer nao escrevi todos, alguns foram so fotos ou foram textos que eu gostei e quis deixa-los registrados aqui. Postei muito mais do que os outros 3 anos juntos, que bom, estou conseguindo me comprometer com o blog, como eu me propus no comeco de 2009, com uma maozinha da Ceila, que em 2008 me convidou para participar do concurso cultural, sobre o brincar. Acho que ali foi o estalo para eu me comprometer com o blog e foi bom, muito bom. Obrigada Ceila.


Adorei tambem participar do desafio lancado pela Fabi, "foto da semana", me comprometi mais uma vez e consegui cumprir. Preciso de desafio, prazos, metas, senao parece que minha vida fica perdida. E vou confessar algo aqui, foi um sucesso as 12 semanas do desafio da "foto da semana". Claro que eu adorei todas, mas a que mais teve comentarios foi essa, que eu adoro muito.


Mas e a retrospectiva, aqui esta:


*  algumas das coisas que eu sinto falta
* os 15 meses do Nicolas, ficou registrado
* e eu refletindo sobre o que mudou (???)


* recordar e' viver e chorar!!! 
* sera que ja chegou a hora?
* as vezes a memoria nos prega pecas
* neve muita neve


* meu dia das maes (sim, aqui e' em marco)
* viver em Londres, poderia render uma serie de posts, comecei mas nao continuei, tem tantos blogs sobre isso
* o premio do concurso cultural entregue
* pra que ficar doente
* cuidados maternais


* ventos fortes por aqui
* susto com o pequeno
* abracar e' bom, brincar de aviao tambem
* porque a culpa sempre rondara o mundo materno???


* paixao do Nicolas por trem
* muitos aniversarios em maio
* flexibilidade faz bem
* e o Nicolas teve catapora, quanta bolinhas!


* sem titulo, sim as vezes me sinto assim, sem nada ate sem titulo: o que eu sou agora????
* nao me canso de ir atras de assuntos relacionados a alimentacao, isso muito me interessa
* voce acredita em milagres? eu acredito em milagres e sou grata por todos eles na minha vida
* eu sou uma mae em desenvolvimento, e' serio!
* mudar e' preciso, mas e nossos sonhos, o que fazemos com ele?


* matando a saudade de Sao Paulo
* a gripe suina 
* pequeno aprendiz
* como se fosse meu segundo parto
* nao e' facil ganhar ou manter peso (sei que muita gente pensa ao contrario, mas nao e' facil!)


* Semana Mundial da Amamentacao, com a colaboracao de amigas queridas
* eu saudosa novamente
* brincadeira de crianca
* as "perolas" do Nicolas precisavam vir para ca


* comecamos o treino ao piniquinho
* nos vamos a biblioteca e voce?


* fotos e mais fotos
* 2 anos do Nicolas, foi assim e assim
* e os meus 32... como foi (??!!???)


* vamos dancar?
* mais "perolas"
* as vezes eu lembro que ainda posso produzir algo
* as lembrancas nao tao boas insistem em voltar, por que sera?


* costurei algo, pela primeira vez
* me viro nos trinta, como mae bombril
* chegou o Natal e vimos o Papai Noel


Ufa! Acabou se voce chegou ate aqui, parabens! Foi otimo fazer isso, mas cansa muito... Esse ano vou tentar ser mais organizada e talvez fazer por mes, sera que eu consigo? Entra na lista de coisas a fazer esse ano... este sera o proximo post longo, nao espere! rsrs 


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Presente de Natal#1

Contei aqui que fiz um enfeite de Natal, adorei essa experiencia e tenho me arriscado mais, mas isso e' assunto para outro post. Entao o enfeite de Natal que eu fiz, foi para participar do Intercambio Navideno organizado pela Nahuatl.


Minha companheira de troca foi a Zulema, do Mexico e desde o dia 30 de dezembro chegou nosso presente, so que por conta do final de ano, o pacote ficou com o porteiro e so consegui pega-lo segunda- feira (04 de janeiro). Adoramos tudo, tudo feito com muito carinho, da para perceber nos detalhes. O Nicolas amou tanto o boneco de neve que nao quer larga-lo mais.


Zulema obrigada pelo carinho. 
Zulema gracias por el carino.



(Olha quanta coisa linda! Amei tudo! E olha tambem umas maozinhas
ansiosas querendo pegar tudo, ali no cantinho!!!)





(Que simpatico esse boneco de neve!)


(Ficou lindo na minha arvore!)


Estou terminando minha retrospectiva de 2009, senao daqui a pouco nem e' mais retro coisa nenhuma. Mas os dias por aqui estao intensos, ja que esta nevando muito e tenho que inventar mil e uma coisa, pois ir para a rua so se for algo muito urgente, senao e' melhor ficar em casa... que frio.

domingo, 3 de janeiro de 2010

2009

Ja acabou faz alguns dia, 2010 ja esta ai passando rapido (que loucura!), mas eu queria dizer que meu ano de 2009 foi bom, muito bom, apesar de nao ter ido visitar minha familia (em nenhum lugar, claro que gostaria de ter ido, mas nao deu). 
E ele foi bom por varios motivos:
- todos estamos com saude;
- conseguimos mudar para um lugar maior, moramos em um apartamento maior e temos aproveitado muito mais nossa vida agora;
- manti contato com pessoas queridas, que eu gosto, respeito, admiro e tenho muito carinho;
- meu filho esta crescendo de uma forma surpreendente (desculpa, sou mae coruja mesmo!);
- me comprometi com o blog e acho que consegui cumprir, escrevi mais do que todos os outros anos, com retornos positivos e varios comentarios (que alegria!);
- entre tantas outras coisas boas....


Por isso so tenho que agradecer a Deus, a minha familia e aos amigos presentes - fisicamente ou em pensamento - agradecer tambem aos amigos virtuais, que contribuiram e muito para meu crescimento, principalmente materno.


Volto para fazer uma retrospectiva (ja comecei, falta terminar, ja que eu nunca fiz, da um trabalhao, mas e' bacana!). Porem gostaria de deixar registrado aqui o quanto esse ano meu filho produziu, ele fez muita coisa e infelizmente nao da para guardar tudo, guardei algumas coisas e vai para uma pasta, como recordacao para quando ele crescer (sera que ele vai se importar com isso???? nao sei).



Julho/ 2009 - tinta com as maos na casa do amigo Luis Eduardo



Agosto/ 2009 (dia 10) - mamae recortou (as figuras que ele escolheu) e 
ele colou, depois recortou papeis com
as maos e colou sozinho (ele adora fazer isso)



Agosto/ 2009 (dia 25) - desenho com canetinha.
Ele desenhou e depois me contou o que era (a Lua,o Sol, o macaco, onde estava a perna
a cabeca do macaco e por ai foi)



Novembro/ 2009 - desenho dos fogos de artificios
 que nos vimos no dia anterior a noite



Dezembro / 2009 - desenho com tinta e colagem de folhas
que buscamos no parque (ideia dele de colar as folhas)



Painel de adesivos, que foi construido ao longo do ano
e comecou quando iniciamos o treino para tirar a fralda






Dezembro/ 2009
 Colar selinhos e' algo que o Nicolas adora, aqui ele em acao, colando selinhos.




Tenho os 2 primeiros desenhos que ele fez no inicio do ano, com giz de cera, so que nao da para ver bem, pois como nao temos scanner, eu tiro foto dos desenhos, assim que eu conseguir scanear eu coloco aqui. Alias tem foto que esta com sombras nossa (minha e do Nicolas, ele estava comigo quando tirei as fotos!), e' que fazia um bonito dia de sol, apesar do frio.


Otimo final de domingo para nos e excelente semana tambem.
Gra


Related Posts with Thumbnails