terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Terça Literaria

Tai um livro que eu queria ler faz tempo.

 

O livro "Culpa de Mae" conta a historia da Fernanda, uma mulher bem sucedida, organizada e um pouco sistematica que tinha tudo sob controle ate o nascimento da sua filha. O drama de Fernanda comeca quando a licenca maternidade esta' para terminar.

Nao contarei mais para nao estragar o enredo do livro mas garanto para voces que e' desafiador le-lo sem se emocionar, se angustiar e lembrar que o drama da Fernanda pode ter sido o meu e o seu drama.

Nos dias atuais onde a mulher precisa ser mil e uma ao mesmo tempo, conciliar tudo nao e' uma das tarefas mais faceis. O livro da Vanessa fala sobre essa realidade, sobre as angustias da mulher/ mae moderna, que deseja o melhor para o filho ao mesmo tempo que nao quer abrir mao da carreira.

Quem foi que disse que e' necessario abrir mao da carreira para ser mae?
E' possivel exercer as duas funcoes bem?
Quem cuida do bebe enquanto a mae volta ao trabalho?
Escola, baba, avo... quais sao as opcoes viaveis? Qual a melhor opcao para cada bebe, cada mae e cada familia?

Sao muitas questoes com uma infinidade de respostas tambem porem cada familia encontrara' o melhor caminho a seguir. Nao ha' uma "regra" de ouro ou fixa.

Li o livro em dois dias porque nao aguentei esperar, vale muito a pena. Leitura leve, real, que te prende. O drama de Fernanda e' mais real do que imaginamos e ler a historia dela me fez crer por varios momentos que aquela historia era realmente uma historia real, de alguem que havia passado por tudo aquilo.

Sou fa da Vanessa Anacleto e ter o livro dela em minhas maos, autografado e' muita emocao. 

Livro: Culpa de Mae
Autora: Vanessa Anacleto
Mais informacoes : vanessa.anacleto@gmail.com

* So' mais uma adendo. Fernanda fez amizade no parquinho, onde muitas maes se encontram, onde existe um mundo alem crianca-brinquedo-imaginacao. Existe o mundo das maes parecidas mas diferentes. Uma das suas novas amizades da Fernanda um dia disse:

" - Quando estamos no olho do furacao, tudo o que importa e' manter a calma e
agarra-se a qualquer coisa bem firme que encontrar pela frente - disse Bia
indo embora apressada".

E assim dou inicio a primeira terça literaria do ano. Tenho fe' que esse ano escreverei no minimo 12 posts com o titulo "terça literaria". 

sábado, 26 de janeiro de 2013

7/7

Hoje faz sete anos que escrevi o primeiro post neste blog. O primeiro de muitos, com varios comentarios, muitas leituras e descobertas.

Nao me apego a numeros, de verdade, gosto do um, tres, sete, nove, treze e alguns mais. Mas nao sei dizer quantos posts com quantos comentarios, muito menos quantas visitas/ dia, visitas novas e todas essas coisas que constam em um Midia Kit para que propostas de "parcerias" apareceram.

O que eu sei bem e' o nome de quem sempre esta' por aqui, quem comenta, quem se importa e quem tambem sabe meu nome alem de saber um pouco de mim. Isso e' o que mais me importa.

O blog e' um espaco incrivel, gosto muito e hoje ouso a dizer sete motivos para voce ter um blog (meus sete motivos, nao quero ditar regra para ninguem):

1) registrar e' preciso e necessario: cada um sabe a forma que gosta mais de fazer esse registro. Blogar e' uma maneira sensacional de registro;

2) escrever me ajuda a organizar meus pensamentos: muitas vezes termino de escrever um post e parece que consigo ver a solucao para aquilo que acabei de escrever ou pelo menos alivia a tensao daquela situacao;

3) conhecer pessoas que tem interesse comum ou nao: conhecer pessoas e' o foco principal;

4) ler historias: as reais, as imaginadas e produzidas;

5) fazer a diferenca: sim podemos fazer diferenca na vida de alguem, nunca sabemos exatamente quem nos le e o como nossas palavras podem afetar as pessoas (em varios sentidos). Lembrando que tem muita gente que realiza campanhas/ trocas/ arrecada dinheiro e faz muita coisa legal em prol do proximo.

6) poder estar aqui e ali: e' encantador;

7) ter companhia, liberdade e prazer: quando fazemos algo que gostamos e' muito bom.

Durante esses ultimos sete dias postei uma retrospectativa do blog. Minha ideia inicial era postar ou reblogar um post por dia, conforme fui lendo, relembrando meus ultimos sete anos... nao consegui me segurar e reblogar somente um post. Percebi tambem o quanto teve ano que falei mais de mim, depois da gravidez e do meu filho (que virou assunto constante por aqui), como postei receitas, falei sobre alguns aspectos da nossa vivencia  em Londres, maternidade e minhas inquietudes pessoais.

E tudo isso foi bom e esta' sendo bom. O que sera' do blog daqui para frente? Nao sei, so' desejo que ele dure enquanto houver o desejo.

Infelizmente estourei minha cota de imagens permitidas. Esse post ficara' assim mesmo, simples mas nao posso deixar de dizer "muito obrigada" para cada pessoa que passa por aqui e fica uns minutinhos comigo, se esta' lendo minhas palavras esta' comigo.

Quero aproveitar e perguntar: Voce lembra como me conheceu ou conheceu o blog?
Fique a vontade se nao quiser responder. E parabens para o blog!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

5/7

O passeio inesquecivel aconteceu.

Uma visita querida apareceu.


Um livro me marcou para sempre, me fez chorar ao mesmo tempo que auxiliou no inicio do processo do luto (que infelizmente ainda nao terminou).

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

4/7

O ano em que eu escrevi o post mais dificil da minha vida mas nao vou falar dele, deixa la' quietinho que o assunto ainda doi demais no meu peito.

***

Um livro lindo para as criancas e para as criancas que ainda vivem adormecidas nos adultos, foi presente, ainda esta' aqui conosco e acho que esse ficara' para a caixa de lembrancas do pequeno, gostamos demais dele.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

3/7

A felicidade esta' nas pequenas coisas da vida: acho que foi um dos posts mais legais que eu ja' escrevi ou e' um dos que mais gosto ou as duas coisas juntas :)¬

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

2/7

Minha vida e a vida do blog se divide em ANN e DNN:
ANN> Antes do Nascimento do Nicolas
e
DNN> Depois do Nascimento do Nicolas.

Nao tem muita explicacao para esse fato talvez a unica explicacao e' que tudo mudou depois do nascimento do meu filho. O blog tomou um rumo diferente e relendo os posts lembro, como se fosse hoje, "meu primeiro Natal com minha familia".

domingo, 20 de janeiro de 2013

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Planos para esse ano

Esse nao era o titulo que eu queria para esse post mas nao consegui pensar em outro.

O que eu quero deixar registrado aqui sao algumas coisas que eu quero fazer esse ano, nem sei se posso chama-las de "planos".

Escrevi em um dos ultimos posts do ano passado que nao quero prometer coisas que depois nao irei cumprir. A frustracao de ter uma lista enorme e nao ter ticado quase nada e' pior do que sei la', nao ter uma lista.

Entao ai vai algumas coisas que eu quero fazer esse ano:

* quero ler 1 livro por mes, pelo menos: desde que o Nicolas nasceu eu tenho essa vontade, mentira. Depois que ele fez um ano comecei a pensar nisso, antes dele completar um ano eu nao tinha concentracao para nada. No ano passado ate que li bem, nao como gostaria mas foi por nao ter tido livros suficiente. Essa parte esse ano ja' esta' mais adiantada pois tenho comigo garantido cinco livros ou seja quase metade da meta (iupi!);

* quero novamente ver a praia, nem que seja uma unica vez;

* quero continuar vivendo mais o real do que o virtual: preste atencao , vale a pena.

* vou continuar me aventurando na cozinha mesmo que isso renda muitas risadas, de pratos que nao deram certo ou pior ainda, que tenhamos que comer a gororoba que resultou, nao importa. Sinto que estou melhorando a cada dia e com isso errando menos;

* quero e preciso voltar a comentar com mais frequencia nos blogs que eu acompanho. Infelizmente ainda estou naquele esquema de leio e so', as vezes ler e comentar nao da' tempo. Nao e' que eu nao queira, sei que quem tem um blog a maior alegria e' receber comentarios mas as vezes eu nao consigo, desculpa;

* pretendo escrever mais sobre meus medos/ anseios e dragoes: alguns estou tentando domar e outros precisam ser eliminados, literalmente. Nao e' facil porem e' um bem necessario. E o primeiro deles que quero escrever sobre e': amizade. Sera' que terei coragem. Ano passado foi um ano tao punk que achei que nao sobreviveria e aqui estou.

* quero ouvir mais musicas: temos tantos CDs, tem o Youtube e eu muitas vezes preciso do silencio;

* queria (muito mesmo, de verdade) doar sangue mas cada vez que subo na balanca e ainda nao estou no peso minimo necessario para poder ter essa atitude tao generosa, momentos deprimentes me assolam.

Sera' que quero muito?

Ah, antes que eu me esqueca esse mes o blog completara' 7 anos. Nem eu acredito muitas vezes e com isso ganhara' uma cara nova que esta' ficando a coisa mais linda desse mundo. Aguardem.

E voce o que quer fazer em 2013?

sábado, 12 de janeiro de 2013

Meu menino cresceu

Ele esta' crescendo, esta' grande.

Eu sei, eu sei que ele me deu muitos sinais. Eu que nao quis ver, nenhum deles. Tudo comecou cedo, depois que entrou na escola a situacao so' piorou, ate garfo e faca ja' esta' usando, como pode isso? Ontem mesmo ainda usava fraldas?

A teimosia nao me deixou ver bem. Fui adiando a consulta ao oftalmo, nao queria ver o que estava acontecendo na minha frente.

Tem um ditado que diz: "quando nao e' pelo amor e' pela dor". Hoje foi assim, a Dna Vida me deu uma rasteira. Fomos tirar um documento e a pessoa perguntou:

- "Ele sabe assinar o nome?"

- "So' o primeiro." - eu inocente e metida a sabe-tudo respondi.

- "Nao mae, eu sei tudo sim" - ele replicou.

A pessoa educamente pegou o papel, um apoio, a caneta e pediu para ele assinar. Ele o fez, linda e maravilhosamente bem e eu nao pude ver o que meus olhos enxergaram.

Meu menino cresceu. Nao precisa mais de mim nem para assinar documento.

Ni

Eu so' quero ve-lo feliz! E quero saber onde pego meu carne do INAMPS (os mais vividos entenderao a sigla).

domingo, 6 de janeiro de 2013

Nosso momento {em 2012}

Tivemos varios  momentos otimos durante o ano de 2012.

Tivemos varios momentos felizes, em familia, juntos e momentos bons tambem separados (o que considero muito saudavel).

Porem em 2012 tivemos um momento em especial que eu vou chamar de: nosso momento do ano de 2012.

Imaginem que estou fazendo uma retrospectiva, so' que sera' uma retrospectiva ao contrario porque esse momento/ dia/ evento aconteceu bem no finalzinho do ano e foi um dos motivos da minha sumida do blog; nao consegui dar conta de tudo mas no final valeu muito a pena.

Eu e o Paulo nos conhecemos desde 2004 e no final desse mesmo ano nos casamos no civil, aqui em Londres mesmo.

Queriamos muito casar na igreja catolica, a que frequentamos. Mas e a familia, viria? E os amigos do Brasil, os amigos de infancia que gostamos tanto e tentamos manter contato? E os custos? E, e mais e era e que nao acabava mais. Fomos adiando ate que tambem nao deu mais. Nao sei porque deu um cinco minutos no comeco do ano e la' fomos nos para o curso de noivos. Feito o curso de noivo ganhamos tambem um prazo para casar - no maximo um ano - senao teriamos que fazer outro curso de noivos e de verdade nao queriamos.

Apos juntar os papeis todos, alguns tiveram que vir do Brasil e ai demora, por fim conseguimos realizar nosso sonho: casar na igreja.

Pela primeira vez na minha vida algo aconteceu como eu gostaria. Nao foi facil, queriamos algo simples, planejamos, escrevemos, desenhamos, redesenhamos e de tudo que colocamos no papel acredito que uns 60% se concretizou e mesmo assim foi lindo.

Quando: 22 de dezembro de 2012
Onde: Anne's Church - no bairro Whitechapel em Londres (onde e' a sede da Capelania Catolica Brasileira)

Infelizmente nao consigo colocar as fotos aqui :( Amanha tento novamente. Coloquei algumas no Flickr mas assim que der atualizo esse post.

.

.

.
(Clica na foto que ela direciona para o Flickr e la' tem mais fotos)

Esse dia choveu. Nao somente chuva que cai do ceu, chuva de bencaos. Eu creio assim como creio que meu pai estava la' conosco e todos nossos amigos queridos que sabiam, estiveram conosco em pensamentos e oracoes. Muito obrigada!

Meu momento de 2012 foi esse e o seu?

* Credito das fotos: Adriano de Freitas, sem ele nao teriamos registro desse momento. E elas ficaram lindas. Obrigada!
Related Posts with Thumbnails