quarta-feira, 29 de julho de 2009

Quanto vale um sim?

Você consegue um bom emprego na hora que bem entender?

Você descola um amor do dia para a noite?

Se entrar num banco, sai de lá com um empréstimo sem burocracia?

Se você respondeu sim para todas estas perguntas, parabéns.

E fique atento para o horário de partida do seu disco voador, pois a qualquer momento você terá que voltar para o seu planeta.


Entre nós, terrestres, o sim é uma resposta rara. Na maioria das vezes, NÃO há vagas, NÃO querem editar nossos poemas, NÃO temos fiador, a garota NÃO quer ouvir uns discos na sua casa, o garoto NÃO quer usar camisinha e o guarda de trânsito NÃO foi com sua cara e vai multá-lo,sim senhor. NÃO está fácil pra ninguém.

Ao contrário do que possa parecer, esta não é uma visão pessimista da vida. As coisas são assim, dão certo e dão errado.

Pessimismo é acreditar que ouvir um não seja uma barreira para realizar nossos planos. Tem gente que fica paralisado diante de um não. Nunca mais vai à luta.

Já o otimista resmunga um pouco e em seguida respira fundo e segue em frente.

Quando eu tinha 17 anos, mandei uns versos para um concurso de poesia. Não ganhei nem menção honrosa. Daí entreguei meus versos para o Mário Quintana avaliar. Ele não respondeu.

Neste meio tempo eu estava apaixonada por um cara que ignorava a minha existência. Quando eu não estava pensando nele, fazia planos de morar sozinha, mas o meu estágio não era remunerado. Aí quis viajar para a Europa, mas não consegui entrar num programa de intercâmbio.

Surpreendentemente, não passou pela cabeça a idéia de me atirar embaixo de um caminhão.

Hoje tenho nove livros publicados (cinco deles de poesia), sou casada com o homem que amo, tenho a profissão dos sonhos e viajo uma vez por ano, e tudo isso sem ganhar na megasena, sem cirurgia plástica, sem pistolão ou pacto com o demônio. O segredo: cada não que eu recebi na vida entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Não os colecionei. Não foram sobrevalorizados. Esperei, sem pressa, a hora do sim. O não é tão freqüente que chega a ser banal.

O não é inútil, serve só para fragilizar nossa auto-estima. Já o sim é transformador.

Sim muda a sua vida. SIM aceito casar com você. SIM, você foi selecionado. SIM,
vamos patrocinar sua peça. SIM, a Ana Paula Arosio deu o número do celular dela.

Quando não há o que detenha você, as coisas começam a acontecer, sim.


Essa é a mensagem do dia.


(texto de Martha Medeiros)



Recebi essa mensagem linda por e mail e achei mais do que oportuna dividi-la com voces.

3 comentários:

  1. A Martha Medeiros sabe tudo, hein! Aquele outro texto dela, "O Mundo nao e' Maternal", tambem me deixou de boca aberta...

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Martha Medeiros e pelo visto também gostas né, Gra?
    Não é a primeira vez que vejo uma de suas crônicas publicadas aqui no bloguinho.
    Dias atrás ela estevem em Ribeirão Preto, na feira do livro, mas infelizmente estávamos sem grana e não pudemor ir, Ribeirão fica mais ou menos 1,5 hora daqui.
    Mas, já à vi algumas vezes em Porto Alegre. Ela é tímida, tens que ver. Uma vez presenciei um debate entre ela e a minha professora de inglês (que era presidente da mesa e debatedora no congresso), elas foram colegas no Ensino Médio e passaram à noite inteira entre finas alfinetadas. Minha teacher não era fácil, Gra, personalidade fortíssima, daquelas pessoas que são mais odiadas do que amadas, mas a Martha, cheia de sutileza, devolvia os pitacos à altura.
    Aqui em casa sempre lemos o blog dela.
    Grande beijo
    Pri
    Ps..Não esquece de mandar um mailito para mim, quero te escrever uma cartinha.

    ResponderExcluir
  3. já ía lhe parabenizar pelso livros publicados ; )

    A Martha não é fraca não e as atitudes dela perante a vida são lições!

    Que bom que vc dividiu conosco, obrigada!

    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opiniao e' muito importante.
Leio todos os comentarios e sempre que possivel respondo aqui mesmo ou no blog correspondente de quem comentou. Muito obrigada pela visita e volte sempre.
Gra

Related Posts with Thumbnails